8 maneiras de ganhar dinheiro trabalhando com IA




8 maneiras de ganhar dinheiro trabalhando com IA

Os últimos anos foram marcados por grandes avanços em IA, especialmente em aprendizado de máquina.

Empresas maiores já fazem uso de IA há algum tempo, principalmente porque podem pagar cientistas de classe mundial para fazer as coisas. Mas, à medida que o conhecimento começa a se espalhar, mais e mais pessoas não cientistas se familiarizam com a área e se tornam capazes de fazer as coisas acontecerem.

Iniciativas como OpenAI e DeepMind visam continuar avançando a tecnologia de IA enquanto mantêm seus estudos e relatórios abertos para que outras pessoas aprendam com eles. Isso é muito importante para o mundo como um todo, pois quanto mais pessoas com conhecimento nessa área, mais áreas, especialmente as pobres, têm acesso à tecnologia e seus incríveis benefícios.

Aqui estão 8 maneiras de causar algum impacto e lucrar trabalhando com IA (tentarei ir da mais fácil para a mais difícil):

  1. Configurando serviços para clientes Para facilitar as coisas, muitas empresas criam produtos de IA fáceis de implementar, na forma de assistentes ou APIs (como chatbots), que você não precisa saber como funcionam. Mas mesmo esses produtos podem precisar da ajuda de alguém que seja capaz de configurar as coisas, como configurar, alimentar informações ou configurar um servidor. Esta é uma boa maneira para uma pessoa não relacionada a IA entrar na área.

  2. Crie aulas online ou locais A inteligência artificial existe há anos e mais e mais pessoas estão se interessando por ela a cada dia. Os rápidos avanços que estão ocorrendo no campo, frequentemente criam lacunas de conteúdo de aprendizado (especialmente em línguas não inglesas). Existem algumas ótimas empresas ajudando a preencher essas lacunas, como a Udacity e a Coursera (cofundada pelo guru da IA ​​Andrew Ng ), mas sempre há espaço para pessoas dispostas a ensinar coisas novas de maneiras diferentes, usando plataformas como a Udemy .

  3. Competições de ciência de dados Existem competições de ciência de dados online (como o Kaggle ) onde as pessoas disputam para criar o melhor modelo que executa uma determinada tarefa, como prever preços de casas ou classificar imagens. Essas competições geralmente envolvem problemas reais de empresas e, apesar de serem um ótimo recurso de educação e pesquisa, algumas delas também oferecem recompensas de milhares de dólares para os melhores modelos. Portanto, é outra maneira incrível de ganhar algum dinheiro trabalhando com IA.

  4. Modelo de IA de vendas Você pode criar e vender modelos de IA que ajudam a resolver problemas, assim como as pessoas criam e vendem softwares e sites. Você pode criar modelos gerais, que funcionam em uma gama maior de coisas, (como um classificador de imagem que diz qual animal é mostrado ou um modelo que diz se o sentimento de uma frase foi negativo ou positivo), ou coisas personalizadas que funcionam em um domínio mais restrito (como um classificador de qual raça de cachorro é mostrada ou um classificador para dizer se as pessoas estão ou não falando sobre seus produtos em um jornal).

  5. Venda de modelos de IA em serviços de nuvem A escala que a computação em nuvem assumiu tornou possível implementar em servidores online muito mais do que um site estático. Aqui você fará a mesma coisa que acima, mas em vez de vender o modelo para a empresa, você implementará seu software em um servidor em nuvem e cobrará o uso dele mensalmente ou por demanda. Muitas empresas usam esse modelo, não tão grandes como a imagga e gigantes como IBM e Google .

  6. Use IA para prever preços de ações Você pode usar um serviço ou usar técnicas modernas de ciência de dados e aprendizado de máquina para desenvolver uma ferramenta de análise preditiva para ajudar a determinar quando o preço de uma ação (ou uma criptomoeda) vai subir ou cair para determinar se deve comprá-los ou vendê-los e, assim, ganhar algum dinheiro com isso. Na verdade, junto com bots de alta frequência, é assim que as pessoas que atuam neste campo estão trabalhando hoje.

  7. Usando IA para ajudar você a criar algo Você também pode criar ou configurar algum software de IA para ajudar você a criar alguma outra coisa que não tenha a ver com IA. Ferramentas generativas são um bom exemplo, o projeto DreamCatcher, da Autodesk usa inteligência artificial para ajudar engenheiros a melhorar seus projetos. Também o projeto Magenta do Google visa criar arte, como desenhos e música, e pode ser uma ferramenta incrível para artistas modernos.

  8. Crie um produto baseado em IA Provavelmente o mais óbvio. Criar um produto para o usuário final onde um dos valores principais seja baseado em IA pode ser um ótimo negócio. Carros autônomos, tradução automática e reconhecimento de fala, por exemplo, são fortemente dependentes de avanços em IA, mas coisas mais simples como chatbots, analisadores de documentos, sistemas de segurança baseados em reconhecimento de imagem, descritores de imagem para pessoas cegas ou robôs de limpeza também são ótimos para trabalhar.

A inteligência artificial, apesar dos muitos avanços que aconteceram nos últimos anos e dos produtos incríveis que gigantes e startups estão criando, está apenas dando seus primeiros passos e há muito o que fazer e criar nela. Entrar nessa onda agora pode ser uma ótima oportunidade para desenvolver grandes coisas, ganhar dinheiro e contribuir com o progresso da sociedade.